
10 abr M.A.S. // MAPEAMENTO DOS ARTISTAS DO SUBÚRBIO
M.A.S.
A arte cura. E por acreditar nesta afirmação criamos o Coletivo M.A.S., é formado por cinco pessoas com experiências práticas nas áreas de DIREÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS, CONTEÚDO, ARTES PLÁSTICAS, CINEMA E PRODUÇÃO GRÁFICA, três das quais, de 2008 a 2011, desenvolveram em conjunto trabalhos de Comunicação e Responsabilidade Social para uma construtora localizada na Vila Mirante.
A arte sempre se manifesta, assim como a água, acaba encontrando um caminho. Podemos afirmar que há sim uma quantidade significativa de artistas, mas que os mesmos não encontram um cenário que favoreça suas ações, exposições e reverberações de seus conteúdos. Decidimos então que deveríamos criar um projeto com a finalidade de catalogar e apresentar esses artistas, criando perspectivas de voos mais ousados. Esse Catálogo deverá abrigar toda forma de arte que se manifesta na região. Para tanto, seria inevitável que esse veículo encontrasse eco nas redes sociais em uma versão mais precisa e periódica da vida, formação, atividade e visão de cada artista.
O catálogo será uma publicação digital, que ficará disponível no site, podendo ser impresso como continuidade deste trabalho. O canal no Instagram terá conteúdos semanais e o canal do Youtube terá na programação lives que mostrarão os bastidores do mapeamento e entrevistas com os artistas falando sobre seus processos criativos.
Vemos a arte como uma poderosa ferramenta de transformação do meio, do ser e da sociedade. Em tempos difíceis como esses em que enfrentamos uma pandemia sem precedentes, o fazer artístico pode combater o tédio e, assim, diminuir a ansiedade, servindo de lazer e entretenimento, mas pode também oferecer perspectiva de trabalho e renda a jovens e adultos. A arte também propõe uma visão crítica em busca de soluções práticas para os problemas, além de ser uma agradável forma de se manter em casa, possibilita registrar momentos a partir de pontos de vista únicos, provocando diversas reflexões.
Escolhemos essas duas Vilas do Bairro de Pirituba por nossa ligação afetiva com a região, por conhecer de perto as dificuldades e por sentir necessidade de transformar de fato, por meio da arte, o dia-a-dia de cada morador. Apesar de ser uma região considerada de classe média, as Vilas escolhidas pertencem a uma área de bolsões de pobreza e miséria, agravados pelo desemprego e evasão escolar. Uma plataforma de artes pode revelar os criativos do bairro dando oportunidade de pensar em um up grade em seu futuro artístico.
Coletivo M.A.S.: Jonatas Ribeiro do Santos // @nico.comppositor; André Luiz Câmara // @barmy.graf; Maria Eugenia Guimarães // @movimento_pro; Isabela Twiaschor // @boneca.semiotica; Clara // @titas_official
Sem comentários