Uma Celebração Cultural para a Sustentabilidade e Diversidade
O Festival de Cinema Itinerante Piedade oferece uma programação de cinema, cultura e reflexão para a comunidade de Piedade e arredores. O evento, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Piedade, é organizado pela Movimento_Pro, uma agência de relações públicas especializada em comunicação e cultura.
O festival, que ocorrerá de 05 a 19 de abril de 2024, é uma oportunidade única para a comunidade local mergulhar no universo do cinema e explorar questões essenciais de sustentabilidade e diversidade cultural.
Com uma programação diversificada, o festival oferecerá uma série de atividades gratuitas, incluindo a exibição de filmes, oficinas de estamparia e um curso livre de produção audiovisual. É uma iniciativa que visa não apenas entreter, mas também educar e inspirar.
Destacando a temática da sustentabilidade e dos povos originários, o festival apresentará filmes produzidos pelo Grupo Manuí, baseados em ricas tradições e lendas indígenas. As exibições serão acompanhadas por conversas com artistas e figuras influentes, como a atriz Tatiana Zalla e a talentosa Gilmara Baré.
O Festival é uma oportunidade de compartilhar a magia do cinema com aqueles que talvez não tenham acesso regular a salas de cinema, especialmente com uma temática tão relevante e inspiradora.
Junte-se a nós nesta jornada única de cinema, cultura e reflexão!
Contato para a imprensa:
Maria Eugenia Guimarães – Produtora Executiva
megg@movimentopro.com.br
11 98928 9387
05 e 12 de abril – 18h
A Mulher que se Casou com Iauaretê”, curta-metragem que dá vida à história Kamayurá, adaptada do livro “As Fabulosas Fábulas de Iauaretê”, do escritor Kaká Werá.
Elenco: Tatiana Zalla, Leandro Pfeifer, Gilmara Gonçalves, Alberto Cruz
Crianças: Alice Zalla Pfeifer, Nilo Ayô, Sol Naeté
Participação especial: Estela Zalla Pfeifer
Argumento e Realização: Manuí Produções
Roteiro: Mauro Baptistella e Tatiana Zalla
Direção: Mauro Baptistella
Assistente de Direção: Giulia Baptistella
Direção de Fotografia: Chores Rodrigues
Direção de Produção: Lucas Zalla
Produção de Arte: Melissa Branco
Maquiagem e caracterização: Miriam Pulga
Figurino: Talita Santos
Produção e Preparação de elenco: Tatiana Zalla
Trilha Sonora: Leandro Manuí com participações de Toninho Carrasqueira (flautas) e Domingos de Salvi (viola caipira)
05 e 12 de abril – 18h
O enredo aborda o mito Guarani da criação humana, uma tradição oral estimada em 12 mil anos, e é adaptado do livro “A Voz do Trovão”, fruto de 12 anos de pesquisa do escritor Kaká Werá em aldeias Guaranis do Brasil e do Paraguai.
Ficha Técnica:
Texto: Carlos Alberto dos Santos (Nome Indígena/Artístico: Kaká Werá)
Direção: Tatiana Vilela Zalla
Cenografia: Melissa Branco e Antônio Victorio
Iluminação: Melissa Branco
Figurinos: Márcia Cruz
Fotografia: Ricardo Camargo
Maquiagem: Miriam Puga
Direção Musical: Leandro Manuí
Vídeo Cenários: Ricardo Camargo e José Sampaio
Operação de Vídeo Cenários: Maurício Matos Caetano
Elenco: Tatiana Vilela Zalla e Leandro Manui
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
19 de abril – 20h
A história dos irmãos Villas-Bôas em sua jornada de desbravamento do Brasil. Eles entram em contato com aldeias indígenas, ajudando a defender a sua cultura e criando o Parque Nacional do Xingu.
Ficha Técnica:
Direção Cao Hamburger
Produção: Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck
Produção executiva: Bel Berlinck eAndrea Barata Ribeiro
Roteiro: Elena Soárez, Cao Hamburger e Anna Muylaert
Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat
Música: Beto Villares
Diretor de fotografia: Adriano Goldman, ABC
Direção de arte: Cassio Amarante
Figurino: Verônica Julian
Edição: Filipe Rhodes
Companhia(s) produtora(s): O2 Filmes e Globo Filmes
05 e 12 de abril – 19h
Atriz, diretora, produtora de elenco, docente do curso Técnico de Teatro no Senac.
Formada em Artes Cênicas pela UEL, mestre em educação pela PUC.
Junto com o parceiro Leandro Manuí criou o Grupo Manui que tem o propósito de contar histórias que fortalecem a identidade cultural brasileira por meio de projetos audiovisuais, teatrais e musicais.
19 de abril – 19h
Indígena do Povo Baré, atuou como atriz e atualmente cursa Engenharia de Produção na UFSCar, Campus Sorocaba. Sua jornada acadêmica reflete o profundo comprometimento com a educação e com a promoção da diversidade cultural. “Sinto-me honrada em representar uma promissora geração de estudantes indígenas que buscam um futuro melhor através do conhecimento.”
Rodrigo Costa é um profissional multifacetado, atuando como professor de História, capoeirista e artista comprometido com a cultura afro-brasileira.
Durante o festival, ele estará conduzindo uma oficina única, explorando os grafismos indígenas do Brasil. Com sua vasta experiência e paixão pelas artes, Rodrigo mergulhará os participantes na rica tradição artística dos povos indígenas, destacando os significados por trás desses grafismos e orientando-os na criação de suas próprias obras usando a técnica do estêncil.
Para participar é só chegar! Não perca essa oportunidade de aprender, criar e celebrar a diversidade cultural do nosso país sob a orientação inspiradora de Rodrigo Costa.
O programa da oficina inclui uma introdução à história do cinema, explorando marcos importantes e evolução ao longo do tempo. Os participantes também terão a oportunidade de aprender a linguagem visual do cinema, incluindo a nomenclatura e a parte psicológica dos planos cinematográficos. Além disso, serão discutidas as técnicas de utilização da psicologia das cores no cinema, explorando como as cores podem influenciar as emoções e narrativas.
Com uma abordagem simples e explicativa, a oficina visa proporcionar aos participantes um novo entendimento sobre o cinema e todo o universo do audiovisual. Ao final do curso, os participantes estarão mais preparados para iniciar suas próprias produções audiovisuais e explorar sua criatividade neste meio fascinante.
Para se inscrever, clique aqui!
CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa
e renovável – a solar – para realizar exibições de filmes.
E tudo isso unindo arte, sustentabilidade e cinema!
E para fechar com chave de ouro, teremos o CineSolar presente, trazendo a magia do cinema para iluminar nossa noite. Com sua tecnologia inovadora e compromisso com a sustentabilidade, o CineSolar nos proporcionará uma experiência cinematográfica única, alimentada pela energia limpa e renovável do sol. Prepare-se para mergulhar em uma seleção de filmes cativantes e inspiradores, cuidadosamente escolhidos para celebrar a rica cultura e a sabedoria dos povos indígenas do Brasil.